Atividades para reduzir o stress

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o stress como a epidemia do século XXI, afetando cada vez mais pessoas a nível global. Nos dias de hoje a nossa vida é uma autêntica correria, o trabalho cada vez ocupa mais espaço e sintomas como distúrbios de sono, ansiedade, obesidade e depressão começam a prosperar. Para conseguir ter uma vida saudável é importante fazer atividades para reduzir o stress, que nos ajudem a ter uma mente sã! Confira a seguir algumas essenciais:

Organize a Rotina:

No dia a dia são muitas as tarefas e compromissos que nos fazem parecer impossível conseguir um tempo para nós. Por essa razão é fundamental organização e planeamento:

  • Tire um tempo semanalmente para organizar os horários e planear as atividades da semana;
  • Faça marmitas para os lanches e almoços da semana e até mesmo as roupas que pensa usar;
  • Estabeleça prioridades. Semanalmente, faça listas das tarefas que tem a fazer e estabeleça as suas prioridades;
  1. Alimentação saudável:

“Nós somos aquilo que comemos”, de certeza que já ouviu esta frase. A verdade é que uma alimentação saudável pode mesmo mudar o humor.

  • Tome sempre o pequeno-almoço;
  • Beba entre a 2 a 3 litros de água por dia;
  • Reduza o consumo de gordura saturadas, diminuindo o consumo de alimentos processados;
  • Opte por alimentos crus, cozidos, grelhados e assados
  • Aumente o consumo diário de fibras alimentares, vitaminas e minerais;
  • Evite o consumo de açúcares de absorção rápida (bolos, chocolates, bolachas, etc)
  1. Exercício físico:

Mente sã, em corpo são é um lema que já vem da Grécia Antiga e que devemos adotar no nosso dia a dia para reduzir o stress. 

  • Caminhar: para quem não gosta ou não tem muito tempo para um treino de 1 hora deve caminhar pelo menos 20 minutos. Pode incluir esta caminhada nos seus trajetos diários ou no final do dia de trabalho. 
  • Desportos: a natação é um dos desportos mais completos, os desportos de grupo ideais para momentos de socialização. Descubra qual a opção que mais gosta e comece a praticar!
  1. Momentos de puro lazer

É fundamental estabelecer tempo de lazer no seu dia a dia, seja sozinho ou acompanhado. Ir ao cinema ou ao teatro, sair para dançar, reunir-se com os amigos ou mesmo ligar-lhes e até não fazer nada… É fundamental que estes momentos façam parte da sua agenda. 

  1. Exercícios de respiração

Em situações muito stressantes o batimento cardíaco e a respiração aceleram, resultando em respirações rápidas e superficiais que fornecem menos oxigénio à parte inferior dos pulmões. 

A respiração profunda proporciona alívio, por isso é importante fazer exercícios de respiração lenta. Estes podem ativar a conexão corpo e mente, ajudando-o a relaxar mental e fisicamente. 

Estas atividades vão permitir trazer mais qualidade à sua vida, no entanto podem não ser suficientes para reduzir o impacto do stress no seu quotidiano, por essa razão deve recorrer a um profissional de saúde. 

Na Seguramos são várias as opções de seguros de saúde que temos para lhe oferecer, ajustados às suas necessidades e que podem proporcionar serviços de consultas médicas online, assistência médica ao domicílio, entrega de medicamentos em casa, entre outros.


Parceiros de Negócio

Um lugar onde o futuro passa pela união, associativismo e partilha de conhecimento.

PORTAL PARCEIROS SEGURAMOS

Corretor Seguros

Atividades para reduzir o stress

Indique os seus dados. Nós entramos em contacto.