Como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos

Como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos

Hoje em dia a internet constitui uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas e é usada pela maioria de nós no dia a dia. Esta crescente dependência das novas tecnologias traz consigo novos riscos, expondo as organizações a ataques cibernéticos. Estes podem comprometer todo o tipo de informação, podendo causar perdas financeiras, de informação confidencial, extorsão, roubo de identidade e até interrupção do negócio. 

Por essa razão, além de o aconselharmos a fazer um seguro para riscos cibernéticos com a SEGURAMOS, explicamos agora o que são estes ataques e mais estratégias para se proteger deles.

O que são os ataques cibernéticos?

 

Um ataque cibernético é um conjunto de ações dirigidas contra sistemas de informação, como equipamentos ou sistemas que operam na rede, com o objetivo de prejudicar instituições, empresas ou pessoas singulares. 

Tipos de ataques

Os ataques cibernéticos não são todos iguais, variam consoante a forma como são executados, qual a sua finalidade e a quem é dirigido o ataque. Seguem-se os mais conhecidos: Malware ou software malicioso é um termo genérico para descrever qualquer programa que seja prejudicial para os sistemas. Este tenta invadir, danificar ou incapacitar computadores, sistemas, redes e dispositivos móveis. Pode roubar, encriptar e até apagar os dados da sua empresa, bem como espiar a atividade do seu computador.

  • Phishing consiste no envio de comunicações fraudulentas que aparentemente chegam de fontes fiáveis e seguras. O principal objetivo deste ataque é roubar dados confidenciais. 
  • Ransonware é um programa que sequestra o seu computador e lhe pede um pagamento para o libertar. O seu alcance é muito grande, desde pequenas empresas a grandes corporações.

Como se proteger destes ataques?

 

Nos dias de hoje, os ataques cibernéticos constituem um dos principais perigos para as empresas. Portugal tem assistido a um aumento exponencial do crime informático. Proteja a sua empresa com as seguintes dicas:

Mantenha os dados dos seus clientes protegidos: se na sua empresa tem um registo de dados dos seus clientes (contactos, detalhes dos cartões de crédito…) garanta que estes estão em segurança. 

Sensibilize os seus funcionários: alerte os seus funcionários sobre os riscos cibernéticos. Esclareça-os em relação às boas práticas de segurança informática, como por exemplo, a definição de senhas de autenticação fortes. 

Use um software adequado: se utiliza um serviço de alojamento web, certifique-se de que o fornecedor do alojamento é seguro e de confiança. Regularmente, faça cópias de segurança num servidor seguro, com base na cloud, para garantir que não perde dados. 

Utilize a autenticação de dois fatores: desta forma limita o risco de intrusões. Esta poderá incluir a verificação através de tokens secretos, senhas complexas adicionais ou até impressões digitais 

Faça um seguro para riscos cibernéticos: na Seguramos dispomos de diversas soluções que protegem a sua empresa das responsabilidades e das perdas financeiras e decorrentes de um ataque cibernético, fornecendo uma solução de risco de ponta contra ameaças cibernéticas. 


Parceiros de Negócio

Um lugar onde o futuro passa pela união, associativismo e partilha de conhecimento.

PORTAL PARCEIROS SEGURAMOS

Corretor Seguros

Como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos

Indique os seus dados. Nós entramos em contacto.