Acidentes de Trabalho - como garantir a segurança do trabalhador

aA segurança no trabalho deve ser uma das preocupações fundamentais de qualquer empresa. Para além de os empregados desempenharem uma função que vai ser revertida em lucro para o seu negócio, se a empresa demonstrar que se preocupa com a segurança dele, o profissional vai-se sentir mais motivado e consequentemente dar o seu melhor para que a sua empresa alcance os objetivos propostos.

Por isso, para além do seguro obrigatório de acidentes de trabalho, conheça outras formas de garantir a segurança do trabalhador.

1. Incentive o uso de Equipamentos de Proteção Individual

Este é um dos elementos mais importantes para garantir a proteção dos trabalhadores. Apesar de não se aplicarem a todas as profissões, devem sensibilizar-se os trabalhadores que têm a necessidade de usar EPI’s para:
● Utilizarem o equipamento de forma adequada;
● Estarem cientes de quando o EPI é necessário;
● Saberem qual é o tipo de equipamento de proteção a usar;
● Compreenderem a importância dos equipamentos para a proteção contra lesões;

2. Sinalize adequadamente os ambientes

As áreas onde existe maior risco de acidente devem ser devidamente sinalizadas de forma a proteger os funcionários. Esta é uma forma eficaz de alertar as pessoas para situações de risco, contribuindo para a prevenção dos acidentes de trabalho.

Garanta a sinalização de segurança de 4 tipos: sinalização de perigo, sinalização de proibição, sinalização de obrigação, sinalização de emergência e socorro.

3. Ergonomia no local de trabalho
É fundamental que o espaço de trabalho esteja adaptado às necessidades de cada funcionário para proporcionar conforto e prevenir doenças profissionais.
Proporcione um ambiente agradável e ergonómico aos seus trabalhadores. Ofereça uma secretária com espaço suficiente e uma cadeira ajustável para que cada funcionário possa regular conforme a sua altura.
Os monitores devem estar posicionados ao nível dos olhos, entre os 40 cm e os 65 cm.
Ilumine bem o espaço, de preferência com uma luz branca e fria que estimula a concentração.

4. Vá além do seguro obrigatório

Faça um seguro de acidentes de trabalho mais completo do que o obrigatório. Um seguro que preste assistência médica aos seus colaboradores e que inclua casos de incapacidade temporária ou permanente e morte.

Informe-se connosco sobre quais os seguros que dispomos e quais as coberturas que melhor se adequam ao seu negócio.


Parceiros de Negócio

Um lugar onde o futuro passa pela união, associativismo e partilha de conhecimento.

PORTAL PARCEIROS SEGURAMOS

Corretor Seguros

Acidentes de Trabalho – como garantir a segurança do trabalhador

Indique os seus dados. Nós entramos em contacto.