A RELAÇÃO ENTRE O OVO E O COELHO
Afinal, em tempos de Celebrações e Tradições da Páscoa, porque usamos habitualmente o Coelho e o Ovo como símbolo desta tradição religiosa?
A relação entre estes dois, começa, naquilo que se acredita ter origem na mitologia germânica.
Eostre, também conhecida como Eastre, Esther, é a Deusa da Aurora, da Passagem para a primavera. Deusa do Renascimento e da Fertilidade, na mitologia germânica.
Uma deusa venerada, e reconhecida por se acreditar que tinha o poder de trazer o verde de volta aos campos, que tornava a vida mais fértil, bem como os homens, as mulheres e os animais.
o Coelho e o Ovo
Segundo algumas ilustrações, do século XVI, acredita-se que o Coelho entra em cena, no papel de ajudante da deusa Eostre.
Nessas mesmas ilustrações, visualizamos na sua presença, uma lebre/coelho que lhe traz um ovo colorido como o arco-íris, tal a sua fertilidade. As pessoas passaram a celebrar a passagem da primavera pintando os ovos e tomando a lebre/coelho como símbolo de Eostre.
Naquela época, e no sentido de tudo isto, acredita-se portanto, que as pessoas usavam o coelho como um símbolo de fertilidade e renovação, já que eles se reproduzem rapidamente e têm muitos filhotes.
Os símbolos foram ganhando força pela tradição popular. Os ovos, que representam a vida e as lebres/coelhos, que representam a fertilidade.
Como já deve ter notado, tudo isso tem muito a ver com a Páscoa.
Ovos coloridos, coelhos, Deusa do Renascimento…
A Páscoa é uma celebração da passagem para a vida, e acontece no período da Primavera no Hemisfério Norte. Na verdade, a data é marcada por ocasião da Primeira lua Cheia da primavera.
Mas tudo isto são símbolos Pagãos. Como se torna símbolo de celebrações Cristãs?
Basta recordar que de facto muitas festas dos povos dos campos, os pagãos, foram cristianizadas por altura expansão cristã. Sim, muitas festas pagãs foram cristianizadas no período Medieval como uma forma de trazer o povo para o cristianismo. O Resto é só uma questão de fazer as contas.
Assim, os ovos eram considerados um símbolo apropriado para a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo e o renascimento espiritual. O Coelho por sua vez, com o tempo, tornou-se um símbolo popular em todo o mundo, sendo frequentemente usado em decorações e cartões de Páscoa.
Dos seus cultos pagãos originou-se o termo Inglês Easter e Ostern em alemão, que foi absorvida e misturada pelas comemorações pascais cristãs.
É importante destacar, para os mais distraídos, que, embora o coelho da Páscoa seja um símbolo popular da celebração, a verdadeira importância da Páscoa, seja ou não crente, é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.