Como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos
Hoje em dia a internet constitui uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas e é usada pela maioria de nós no dia a dia. Esta crescente dependência das novas tecnologias traz consigo novos riscos, expondo as organizações a ataques cibernéticos. Estes podem comprometer todo o tipo de informação, podendo causar perdas financeiras, de informação confidencial, extorsão, roubo de identidade e até interrupção do negócio.
Por essa razão, além de o aconselharmos a fazer um seguro para riscos cibernéticos com a SEGURAMOS, explicamos agora o que são estes ataques e mais estratégias para se proteger deles.
O que são os ataques cibernéticos?
Um ataque cibernético é um conjunto de ações dirigidas contra sistemas de informação, como equipamentos ou sistemas que operam na rede, com o objetivo de prejudicar instituições, empresas ou pessoas singulares.
Tipos de ataques
Os ataques cibernéticos não são todos iguais, variam consoante a forma como são executados, qual a sua finalidade e a quem é dirigido o ataque. Seguem-se os mais conhecidos: Malware ou software malicioso é um termo genérico para descrever qualquer programa que seja prejudicial para os sistemas. Este tenta invadir, danificar ou incapacitar computadores, sistemas, redes e dispositivos móveis. Pode roubar, encriptar e até apagar os dados da sua empresa, bem como espiar a atividade do seu computador.
- Phishing consiste no envio de comunicações fraudulentas que aparentemente chegam de fontes fiáveis e seguras. O principal objetivo deste ataque é roubar dados confidenciais.
- Ransonware é um programa que sequestra o seu computador e lhe pede um pagamento para o libertar. O seu alcance é muito grande, desde pequenas empresas a grandes corporações.
Como se proteger destes ataques?
Nos dias de hoje, os ataques cibernéticos constituem um dos principais perigos para as empresas. Portugal tem assistido a um aumento exponencial do crime informático. Proteja a sua empresa com as seguintes dicas:
Mantenha os dados dos seus clientes protegidos: se na sua empresa tem um registo de dados dos seus clientes (contactos, detalhes dos cartões de crédito…) garanta que estes estão em segurança.
Sensibilize os seus funcionários: alerte os seus funcionários sobre os riscos cibernéticos. Esclareça-os em relação às boas práticas de segurança informática, como por exemplo, a definição de senhas de autenticação fortes.
Use um software adequado: se utiliza um serviço de alojamento web, certifique-se de que o fornecedor do alojamento é seguro e de confiança. Regularmente, faça cópias de segurança num servidor seguro, com base na cloud, para garantir que não perde dados.
Utilize a autenticação de dois fatores: desta forma limita o risco de intrusões. Esta poderá incluir a verificação através de tokens secretos, senhas complexas adicionais ou até impressões digitais
Faça um seguro para riscos cibernéticos: na Seguramos dispomos de diversas soluções que protegem a sua empresa das responsabilidades e das perdas financeiras e decorrentes de um ataque cibernético, fornecendo uma solução de risco de ponta contra ameaças cibernéticas.